CALDAS NOVAS – um dos 10 destinos turísticos mais procurados do Brasil


FOTO-SPLASH-EXTENDIDACALDAS NOVAS – um dos 10 destinos turísticos mais procurados do Brasil

 

Água quente e relaxante, que brota da terra na temperatura de 37,5°C com propriedades terapêuticas e medicinais. Esta é a grande estrela de Caldas Novas e da cidade vizinha Rio Quente. Juntos, os dois municípios formam a maior estância hidrotermal do mundo, com mais de seis milhões de litros por hora. O local reúne diversos hotéis, parques aquáticos e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, criado para proteger as nascentes das águas hidrotermais.

 

A cidade de Caldas Novas, a 167 km de Goiânia, é a cidade turística que mais cresce no Centro-Oeste do Brasil, recebendo aproximadamente 1,5 milhão de turistas por ano. A cidade está entre as 10 mais procuradas segundo várias pesquisas. Atualmente é o oitavo destino turístico mais procurado do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Geofusion e divulgada pelo Ministério do Turismo, ficando a frente de destinos bastantes populares em terras tupiniquins, como a cidade do Rio de Janeiro, Campos do Jordão, em São Paulo, e Gramado, no Rio Grande do Sul. Segundo o iG Turismo, Caldas Novas é a segunda cidade mais procurada pelos turistas da melhor idade.

 

Se você quer diversão, Caldas Novas é o lugar certo. Existem muitos parques aquáticos, que vão agradar a todos os públicos. As atrações vão desde as mais radicais, com toboáguas rápidos e piscinas com ondas, até as mais relaxantes, como os rios lentos. As águas quentes captadas no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, atraem inúmeros visitantes durante todo o ano. O parque, além de preservar a área dos mananciais, é uma grande reserva de proteção da biodiversidade da Serra de Caldas, que integra uma área de cerca de 130 km², além de abrigar uma estação de estudos do bioma do Cerrado.

 

Adeptos do turismo ecológico podem desfrutar de três trilhas na mata nativa, banhos de cachoeira, voo de asa delta, além de observar de perto a flora e fauna locais. O Lago Corumbá, com 65 km², é uma boa opção para a prática de esportes náuticos, passeios de barco, pesca esportiva e exploração de cachoeiras da região.

 

Atrações:

 

– Hot Park
Com área de 23 mil metros quadrados, o parque oferece toboáguas radicais, rio de correnteza, caiaque, mergulho ecológico e muitas piscinas de águas quentes. A grande sensação do lugar é a Praia do Cerrado, com ondas e três mil metros cúbicos de areia. É a maior praia artificial de águas quentes do mundo. Conta com brinquedos aquáticos para as crianças, circuito de arvorismo, pesca, aviário, minigolfe, paintball, escalada, rapel e quadras de areia.

 

– Lagoa Thermas Clube
Local da descoberta das águas quentes, é o único ponto da cidade onde você pode encontrar uma fonte termal com água brotando do solo a até 57°C, temperatura do Poço do Cozinha Ovos (uma das nascentes mais conhecidas da região). O parque possui bosques, piscinas termais para adultos e crianças, toboáguas, sauna, quadras esportivas, parquinho infantil, lanchonetes e restaurante.

 

– Water Park
O parque aquático tem como principal atração uma praia artificial. Você também se diverte com toboáguas, rio lento e shows no megapalco. A criançada pode curtir o dia no playground molhado, com o balde maluco, labirinto e escorregadores. Tem também restaurante, pizzaria e lanchonete. Os hóspedes dos hotéis da rede Privé têm acesso gratuito ao parque.

 

– Náutico Praia Clube
O clube fica às margens do Lago Corumbá, onde você pode passear de escuna e aproveitar a área de lazer com bar molhado, tirolesa, quadras de areia, píer flutuante com bar, piscina com ondas artificiais e praia com quiosques. As crianças se divertem no parque de aventura mirim e na piscina infantil. Quando bater a fome, você pode ir ao restaurante panorâmico, lanchonetes e sorveteria. Lá a água é fria, uma boa pedida para quem quer variar um pouco o passeio.

 

– Clube Privé
O tradicional Clube Privé é o lugar certo para você descansar e curtir a piscina de águas quentes, toboágua radical ou relaxar em um ofurô. Fica ao lado do Water Park e pertence à rede de hotéis Privé, cujos hóspedes têm acesso gratuito ao parque. O passeio é ideal para toda a família. O clube ainda conta com pizzaria e espaço para eventos.

 

– Parque Estadual da Serra
Criado em 1970 para proteger as nascentes das águas hidrotermais, o parque fica entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente. O local oferece diversas trilhas, cachoeiras, as ricas fauna e flora do cerrado, além de uma vista espetacular da cidade.

 

– Jardim Japonês
Neste local de meditação e paz, você encontra muitas referências da cultura oriental, como a entrada com dragões guardiões, as tamareiras e os cactos (que representam, respectivamente, os amigos e inimigos), além da ponte da paz. O jardim foi construído na área de uma antiga fazenda.

 

– Casarão dos Gonzaga
Construído em 1908, é um dos prédios mais antigos da cidade, preservando as características de uma antiga fazenda. Hoje abriga o Centro de Apoio ao Artesão. No local você encontra um pequeno museu e pode comprar doces e lembrancinhas da viagem. A entrada é gratuita.

 

Referências: